top of page

ARTETERAPIA


As

"As histórias que contamos a nós mesmos são as imagens que criamos..." Susan Bello.

Um dos valores da arte terapia è a importância da expressão artística como linguagem não verbal, permitindo a comunicação por intermédio de produções artísticas como pinturas, grafismos, modelagem, colagens etc em diferentes tipos de limitações físicas e mentais. O que equivale dizer que pessoas em diferentes processos de adoecimento podem criar e se apropriar da arte como forma de comunicação e expressão. Quando existe o papel de um terapeuta- facilitador podemos falar em arte terapia.

Susan Bello em seu livro Pintando sua alma, explica como os símbolos, aparecem por meio de imagens nas produções artísticas e o valor do estudo das imagens arquetípicas na leitura destas obras. Tais imagens remontam à história da humanidade, da necessidade do homem em representar seus medos, crenças e valores. As imagens arquetípicas são repletas de símbolos, que podem ser estudados na obra de Jung. Os símbolos são imagens carregadas de energia que impulsionam a psique. Susan dedicou seu trabalho a pintura espontânea. Já a psiquiatra Nise da Silveira dedicou-se a utilizar a pintura e e o grafismo no tratamento de pacientes com distúrbios psquiàtricos. Em ambos os casos , a representação e o estudo das imagens simbólicas são áreas de conhecimento da terapia ocupacional e da psicologia que tem na a arteterapia uma forma de tratamento sem remédios . Em o homem e seus símbolos(veja o download do livro no post correspondente) Jung irá sistematizar para o leigo a ação do inconsciente e o significado dos símbolos evidenciados pelos sonhos ao sonhador :

“Assim, um estudo do homem e dos seus símbolos é, efetivamente, um estudo da relação do homem com o seu inconsciente. E desde que, segundo Jung, o inconsciente é o grande guia, o amigo e conselheiro do consciente, o livro está diretamente relacionado com o estudo do ser humano e de seus problemas espirituais.. o sonho é um meio de comunicação que usa símbolos comuns a toda a humanidade, mas que os emprega sempre de modo inteiramente individual.

A arte faria emergir, por meio dos símbolos vivos, conteúdos que vão se transformar e direcionar a pessoa no seu processo de individuação. Na arterapia as diferentes técnicas para evocar o processo criativo porporcionam um canal efetivo para expressar as emoções e a alma.


REFERÊNCIAS:

PERCURSOS EM ARTETERAPIA, Ciornai, S. organizadora. São Paulo, Summus, 2005

Pintando sua alma. Bello, S.Universidade de Brasília, Brasília, 1997

Jung, C. G. O homem e seus símbolos. Ed Nova Fronteira. Tradução de Maria Lúcia Pinho.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page